Olá! Belê? Feliz natal e próspero ano novo! Muitas castanhas, nozes e frutas cristalizadas para você! Sobrevivemos a esse ano tenebroso aos trancos e barrancos! Vai Brasil!

Vamos falar de coisa boa? Vou falar hoje de raquetes longas ou maiores que 27 polegadas. A maioria das raquetes do mercado para amadores tem o comprimento de 27 polegadas ou 68,58 cm. Vou dizer então que o “normal” é ter 27 polegadas. Porque? Eu não sei! Afinal Zéus não pode saber tudo né? Rs. Será por economia de grafite? Rs. Vou chutar o motivo: a Prince detém a patente de raquetes longas. Não por acaso temos mais opções de raquetes longas com a Prince.

Dizem que a imensa maioria dos profissionais usam raquetes longas. Não sei se customizam para ser maior ou se os fabricantes já mandam para eles assim. Mas o fato é que eles usam raquetes mais longas. As medidas utilizadas são de 27 a 29 polegadas. O máximo permitido são 29 (ao que me parece). Vemos raquetes com medidas intermediárias (27,25;27,5; 27,75…) até 29 polegadas. Exemplos de jogadores que jogam/jogaram com raquetes longas são inúmeros: David Ferrer, Tsonga, Andy Roddick, Fernando Gonzalez, Serena Williams, David Nalbandian, Marion Bartoli, etc…. Baixinhos e altinhos. Rs.

No mercado de vendas para amadores também vemos essas raquetes. Mas são exceções. Afinal quais as vantagens de utilizar uma raquete longa? São elas:

– Mais potência (bom para os “braços curtos”)

– Mais alcance (para os baixinhos e gordinhos rs) em bolas laterais/curtas

– Mais altura no saque

E as desvantagens: fica mais difícil manipular a raquete. Pouca coisa eu diria. E vai mudar um pouco o que você está acostumado… mas é só reacostumar

Acredito que as vantagens sobreponham as desvantagens, mas é questão de gosto.

Eu já joguei com algumas. Uma Yonex rqis 2 tour customizada foi minha raquete durante um bom tempo. Ela tinha 27.5 polegadas. Vou falar para vocês a minha impressão:

– Os meus slices de backhand saiam mais facilmente;

– Na hora de buscar uma deixadinha na rede fazia diferença;

– Na hora de sacar com o braço curto também. É mais fácil sacar com uma raquete assim;

– Mais confortável bater o backhand com 2 mãos. Minha mão é grande então uma raquete longa é mais adequada. Fora que o alcance é maior;

– Uma raquete mais longa é mais adequada para um cara ruim de perna como eu (me mexo mal). Mais alcance, menos esforço. Trabalhos científicos mostram que com uma raquete de 28 polegadas a sua cobertura de quadra sobe cerca de 13%! Significativo não?

Me enchi da raquete. As raquetes têm vida fugaz comigo. Rs. Vendi e é difícil achar Yonex longa. Mas curti bastante a ideia. Fiquei sabendo recentemente da possibilidade de aumentar o cabo da raquete então é o que farei. Pelo menos testar uma alongada sem ser de fábrica. Se sua raquete for pesadona tome cuidado. Mais peso ainda pode atrapalhar. Melhor customizar raquetes leves.

Sendo assim deixo o meu abraço. E lembrem-se:

Sou um dentista e não um tenista.

José Eduardo Soares Filho

× WhatsApp