Fala galera atlética, tudo bem? Hoje vamos discutir sobre raquetes de controle extremo, ou seja, raquetes exigentíssimas e que normalmente vemos nas mãos dos profissionais e que as vezes estão nas mãos de muitos amadores que quase sempre não estão preparados para desempenhar com elas. Eu sei, não sou a pessoa mais indicada para analisar isso e por isso vou falar de mim e minha busca interminável pela raquete perfeita. Posso assegurar que ela não existe rs mas que é muito divertido procurá-la rsss. Eu espero ter esgotado este assunto para não gastar mais meu suado dindin com raquetes. Rsss.
Na minha busca já experimentei todos os estilos de raquetes. Me apaixonei por umas, mas foi passageiro. Simpatizei com outras e o amor perdurou rs. Hoje jogo com uma raquete para controle, porém confortável e potente. A Yonex Vcore XI 100. Customizei ela com um pouquinho de chumbo em 3 e 9 horas no aro para ficar mais estável pois o peso em movimento dela é muito baixo. Até quando vou ficar com essa raquete? Não sei. Rs. Por enquanto estou bem adaptado a ela e não pretendo trocar tão cedo. Também tenho uma S fit 1 e uma Vcore 100 S (versões anteriores que adoro). Não é segredo para ninguém que sou fã das Yonex. Customizando no final ela ficou com 330 gramas e um swingweight de 315 que é algo que consigo carregar por 2 sets.
Nesse caminho tortuoso de troca troca de raquetes rss tirei minhas conclusões. A principal era que estava insistindo em raquetes para jogadores de primeira classe. Tenho uma movimentação péssima e uma biomecânica ruim rs. É duro reconhecer que sou um pangaré. Rs. Mas o que eu quero dizer é que vejo N pessoas pela LAT insistindo em raquetes de controle extremo e a verdade é que um exagero. O resultado são bolas atrasadas e fadiga ao longo do jogo. Tive acesso aos números da raquete do Nadal (não posso compartilhar) revelados a mim por um famoso encordoador e posso assegurar que não é tão radical quanto 99% acredita que seja. Então mais uma conclusão. Quem sou eu para empunhar uma raquete ultimate visto que não tenho poder de fogo necessário para tanto. Acredito que seja mais sensato aos amadores usar raquetes mais condizentes com seu porte e muitas vezes, eu diria, com seu panceps. Rssssss. Provavelmente por isso que raquetes versáteis como a Pure Drive da Babolat fazem tanto sucesso. Abraços a todos e lembrem–se. Seja sensato na escolha de sua raquete.
José Eduardo Soares Filho é dentista. Não é tenista. Abs.