Oi. Queria falar sobre detalhes. Detalhes tão pequenosssssss!!!!! Ahh Roberto! Overgrip parece um detalhe, mas ele é importante. Vamos lá!

Overgrip é aquela fitinha que vai sobre o cushion grip (que eu já falei em um artigo anterior). Os overgrips são classificados em:

Basicões: tanto faz, vou comprar o mais barato só para proteger meu cushion e ele durar mais. Indicados para os tenistas vikings e espartanos.

Absorventes: que absorvem suor. Para os que suam muito logicamente na mão. Um bom exemplo é o da marca tourna (aquela do Pete Sampras). Que a gente vê muito os pros usarem. Seria legal essa galera usar uma munhequeira atoalhada também para conter o suor e não escorrer para mão.

Emborrachados: indicados para o pessoal que sua pouco ou nada na mão e só quer um overgrip antiderrapante e que não precisa absorver tanto suor. É o meu caso. A minha preferência é pelo supergrap da yonex (claro).

Existem algumas coisas a serem observadas no uso do overgrip. São eles:

– Eles pesam uns 7 gramas. Vão interferir na distribuição de peso da sua raquete e no peso estático dela.

– Se você não quer usar problema é seu. Tem quem não goste e prefira só usar o cushion. Tem vantagem de não usar? Talvez sentir mais a empunhadura da raquete.

– Tem gente que, ao contrário, não usa cushion. Sim! Usa o overgrip direto no cabo. Um ou dois. Diz a lenda que Guga fazia assim. Já fiz a experiência. Achei péssimo. Passa muita vibração para um braço de frango que não está preparado para suportar jogar com um bambu.

Obrigado pela atenção.

José Eduardo Soares Filho

Sou um dentista e não tenista.

× WhatsApp