Oi turma. Vamos falar sobre comportamento nas partidas, mas seria impossível falar sobre isso sem remeter a origem do esporte. Lá pelo tempo de antes de Cristo nascer já encontraram evidências de como tudo começou, mas tudo é controverso. Quando penso nisso costumo pensar no Coliseu em Roma, as batalhas entre gladiadores e tal… Olhando de cima o coliseu lembra um estádio de futebol rs. Lógico que existe uma história pregressa, mas sem provas contundentes. Agora o Coliseu não! Ele está lá ainda de pé, de prova. E o que é o esporte? Nada mais do que o acontecia antigamente. Pão e circo. Quando dois atletas competem no tênis só um vence. Não há empate. Tem algum sentido nisso? Não! É necessário? Não! É uma necessidade básica? Não. Do meu ponto de vista só uma evolução do que acontecia antigamente. E porque competir? Porque é a natureza humana. É amigos, temos muito o que evoluir… Rs.
O lugar que quero chegar é na quadra. Antes do jogo começar no âmbito amador, o ideal seria, já que estamos brincando de competir, haver alguma confraternização. Em alguns casos já vi isso não ocorrer. Eu acho isso irracional. Se fosse no meio profissional entenderia. Agora quando a partida começa entendo que exista um outro personagem em quadra. Seja lá qual for. Melhor não confundir com o personagem da vida real Rs. O que não é admissível é desrespeito, grosseria e duvidar de marcações já que na maioria das vezes não tem árbitro. Embora muitas vezes o personagem do outro lado esteja disposto a marcar bola duvidosa como bola fora, melhor evitar conflitos desse gênero. Agora, não ficar de brincadeirinha e conversinha durante o jogo eu acho normal. Não sei o que pensam, mas não dá para ficar de fofice durante o jogo. Agora, terminou já era. Volta a vida real afinal estávamos só brincando de Coliseu Rssssssss. E pobre de quem não sabe distinguir a diferença do ser dentro da quadra e fora. Na maioria das vezes são pessoas diferentes. Ou não. Como diria Caetano.
Para vc que fala: “Ai! Ui! Eu não sou assim! Mentira!” O que está fazendo em um torneio? Veio para brincar? Duvido! Aliás se está achando esse texto patológico, fique sabendo que tem uns que dão o sangue até em amistosos. Tem planilha pessoal marcando resultado de jogos também de amistosos. Eu acho isso um exagero. Os caras não querem saber de perder nem jokenpô. Aff. Eu sou assim. Antes da partida só sorrisos! Durante não. Se sou muito amistoso perco a competitividade. Quando acabou boto a máscara social de novo rsssssss. Se for para jogar amistoso jogo bem relaxado e perco quase todos kkkkkkkk. É a hora de jogar tranquilão com seu amigo e treinar. Se o cara do outro lado quer se matar problema é dele. E no fundo quero fazer mesmo contatos e amigos. Que sempre foi o propósito desde o início da Liga, com o TRAZ.
Um abraço
Sou um dentista e não um tenista.
José Eduardo Soares Filho