Oi tudo bem? Tudo. Rs. Vocês sabem escolher um Cushion? Aquele negocinho que vem enrolado no cabo da raquete. Você gosta do que vem na raquete que você comprou? Quer trocar?  Sabe escolher? Vou tentar explicar e passar minha experiência tá?

Cushion vem de amortecer então a função principal do cushion grip é filtrar vibrações, ou seja, dar conforto. Não confundir com overgrip que vai sobre ele e mais para frente vou dedicar uma sessão para classifica-los e ensinar como escolhe-los.

Os cushion grips podem ter várias espessuras. A galera que gosta dos mais fininhos prefere porque marca mais as arestas da raquete e conseguem sentir mais a empunhadura, além disso, com menos material de isolamento passam uma sensibilidade maior. Já os mais grossinhos têm um isolamento maior e filtram mais as vibrações. São os da minha preferência.

Procure na caixinha do cushion grip as características que se encaixam no que você procura que podem ser: absorção de suor, tração ou aderência e conforto. Na maioria das vezes só encontramos duas em cada modelo. Os mais simples, mais baratinhos, são lisos e tem pouca tecnologia.

Ainda não terminei! Tem ainda o cushion de couro. Que de cushion não tem nada! Visto na mão de profissionais e feito de couro natural. Já experimentei e meu parecer: dá calo na mão, passa muita vibração e dá dor no braço. As vantagens são que dá mais sensibilidade para jogar e dura para sempre. São mais caros. Aqui no Brasil quase umas cem Dilmas. No meu caso não serve. Tem quem ame. Muito old school para mim. Prefiro tecnologia. Tem gente que usa um ou dois overgrips direto no cabo da raquete sem cushion (é a fita que usa em cima do cushion), da quase na mesma, ou seja, a raquete vira um bambu (minha opinião). Cuidado para não se machucar!

Bjinhos! Sou dentista e não tenista!

José Eduardo Soares Filho

× WhatsApp