Fala tchurma! Vamos falar sobre bolinhas. Um assunto polêmico e exaustivamente debatido nos chats do whats do LAT. Afinal, que bola comprar? Vale a pena comprar as bolas mais caras? A baratinha é xoxolenta?  Vou esclarecer tudo para vocês pois testei todas. Vou ser sucinto e dispensar dados irrelevantes. Vamos lá!

Na área da saúde é muito fácil buscar informações pois quando queremos saber sobre algo lemos trabalhos científicos. Sabemos que mesmo dentro da ciência, temos muita coisa para se desconfiar, muito trabalho científico manipulado e sem vergonha, mas indo atrás de publicações sérias acabamos nos suprindo de saber o suficiente e confiável. Na área esportiva vejo uma carência de informação, ou estou enganado? Muito achismo, então só me resta escrever sobre minhas impressões e de meus curiosos amigos LAT afora. Além de informações colhidas em sites navegando na net.

Vamos falar somente sobre bolinhas que habitam o mercado brasileiro e classifica-las em:

  1. Bolinhas para treinos: normalmente vem com a inscrição ”championship”. São bolinhas de circunferência menor, borracha mais dura, custo menor e mais leves. Exemplo classicão: Wilson Championship
  2. Bolinhas para torneio ou jogos: são bolinhas um pouquinho maiores, são mais pesadas, a borracha é mais resiliente, geram mais controle, tem um padrão mais rígido de qualidade na fabricação e tem um custo maior. Exemplo: Wilson US Open

Temos ainda os subgêneros:

  1. Bolinhas para saibro: Vem com a inscrição regular “duty” (descrição do feltro para quadra de saibro) ou “clay court” (quadra de saibro). Foram feitas para acelerar o jogo visto que o jogo no saibro é mais lento. Ex: Dunlop Fort Clay Court
  2. Bolinhas para quadra dura: Vem com a inscrição “extra duty” (descrição do feltro para quadra rápida) ou “hard court”(quadra dura). Foram feitas para frear o jogo já que o jogo na quadra dura é acelerado. Ex: Wilson Us Open Extra Duty Felt
  3. Bolinhas para qualquer tipo de quadra: Normalmente vem com a inscrição “all court” (todo tipo de quadra). Possuem características mistas. Exemplo: Slazenger (a melhor bolinha que existe).

Existem outros gêneros, como por exemplo bolinhas para jogar em alta altitude. Vamos nos poupar e nos ater ao que temos por aqui.

Normalmente, ou não rss, as bolinhas têm versões para quadra dura e saibro. Como por exemplo a Wilson Championship que tem versão extra e regular duty. Se atentem a isso. Jogar com a bola errada vai acelerar o desgaste da sua bolinha e vai prejudicar o jogo. Não queremos isso. Passamos do âmbito recreativo para o competitivo amador e somos exigentes. Rs.

Procure comprar bolas com selos das entidades reguladoras, pois as que não tem, normalmente são bem zuadinhas. Isso é o mínimo necessário para jogar. Normalmente ocorrem surpresas como falta de pressão, quique irregular e por aí vai. Não recomendo aos filhos de Zéus.

Como não só de coisa séria se vive a vida fizemos um teste cego com bolinhas para treino e para torneio. Não usamos vendas Rsss. Pintamos de preto as inscrições nas bolinhas para não sabermos qual era qual. Depois respondemos a um questionário a respeito das impressões durante os jogos com os dois tipos de bolinhas. A conclusão entre nós amadores foi que não houve diferença significativa que justificasse desembolsar o dobro ou quase o dobro para jogar com bolinhas de torneio. Eu que sou fresco, sempre que jogo com bolinhas para treino, sinto dor no punho. Acredito que pela dureza da borracha nas bolas championship. No final recomendo o que se recomenda mesmo rsss. Vai trocar infinitas bolas com seu amigo e treinar? Não quer correr atrás de bola? Quer diminuir seu custo? Vai jogar no Alphaville Zero onde a bola se for isolada some? Ui meu bolso! Vai de Championship! Caso contrário, é muito mais gostoso (eu acho) jogar com bolinha para torneio. E as Slazenger (bola oficial de Wimbledon)? São as melhores!!! Quando jogo com elas o adversário sempre fala: “que bolinha boa é essa?” Boa sim, mas carinha!!!! Ui meu bolso de novo! Rs.

Existe bolinhas que facilitam o aprendizado das crianças, são mais levinhas, fofinhas e mais lentas. Facilitam o jogo por permitir maiores ralies por diminuir o ritmo de jogo. Isso estimula as crianças a permanecerem no esporte (play and stay) e a evoluírem gradativamente. Servem, porque não, aos adultos no início do aprendizado. Vou dedicar uma sessão mais tarde para falar sobre isso.

Um abs a todos. Fico por aqui. Tchauuuuuuuu (caindo do abismo)! Rs!

José Eduardo Soares Filho é um lindo e competente dentista e um tenista amador.

Post Script um: Frase atribuída a Charles Chaplin, mas que na verdade é a última estrofe do poema ‘Vida’ (“Já perdoei erros quase imperdoáveis…”), de Augusto Branco:

“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve. E a vida é muito para ser insignificante.”

A LAT recomenda a Ponto de Contato, localizada na Alameda Amazonas, 938 (em frente ao ATC) como loja para adquirir estes e outros produtos de tênis.

× WhatsApp