AS LIGAS DE TÊNIS
SOBRE AS LIGAS
Alphaville, Tamboré e região são o berço e a casa desta liga de tênis, e não poderia ser diferente.
Além do seu Tênis Clube (ATC) que conta com nada menos que 12 quadras rápidas e 2 quadras de saibro (além de 3 quadras de Squash), e é sede de alguns torneios ITF Futures e torneios regionais, Alphaville conta hoje em dia com 3 diferentes academias de tênis (já houve mais), a Slice Tennis, a Academia Dupla Mista, a TennisVille Academia (além da 40 Zero que hoje atua dentro da Slice).
A Slice possui a maior estrutura, com 7 quadras de saibro, sendo 3 cobertas e mais 2 quadras rápidas, além de 1 quadra de Squash.
– Foi sede de treinamento do Instituto Tênis (projeto da Fundação Lemann), um treinamento de alta performance que visa a formação de futuros profissionais do tênis brasileiro e possui metas de inclusão de determinados atletas (masculino e feminino) no Top 100 e Top 10 em alguns anos
– É ainda sede eventual de treinamento do melhor brasileiro ranqueado na ATP, Thomaz Bellucci, que é da região.
– É também o local onde o especialista e Dr. em Biomecânica do Tênis Ludgero Braga Neto oferece seus treinamentos.
– Também hospeda torneios da Federação Paulista de Tênis.
– É onde se localiza a Ravenna Beach Tennis, academia com 5 quadras de areia para os praticantes desse esporte.
– Será a sede da Escola Guga a partir de 2018.
– No passado contou também com 1 quadra de Paddle.
A Academia Dupla Mista, com 3 quadras rápidas, sendo 2 cobertas, hospeda os torneios regionais, foi a antiga sede da escolinha do Guga e também recebe eventualmente Thomaz Bellucci e Teliana Pereira em treinamentos.
A TennisVille (antiga PlayTennis e Bazon) já contou com 5 quadras rápidas e hoje conta com apenas 1.
Finalmente a 40 Zero oferece 2 quadras de saibro descobertas e possui treinamentos funcionais voltados para a prática do Tênis.
Além destas academias, Alphaville conta com a Academia 4 Perform, do André Cunha, ex-preparador físico de Thomaz Bellucci e com treinamentos específicos para melhora de performance de tenistas.
Alphaville, Tamboré e região possuem ainda dezenas de condomínios residenciais (casas ou prédios), que quase em sua totalidade possuem ao menos 1 quadra de tênis disponível para seus condôminos, muitos deles com mais de uma quadra (alguns com verdadeiros complexos) nos mais diferentes pisos. Alguns deles também contam com quadras de Squash e Beach Tennis.
No total na região, apesar de serem apenas bairros, temos mais de 100 quadras de tênis disponíveis para os praticantes.
Hoje a região conta com 4 grandes lojas de produtos e serviços exclusivos à prática do Tênis, Squash e Beach Tennis, sendo 3 físicas (que possuem suas lojas online também) e 1 exclusivamente online, além das lojas poliesportivas que também comercializam produtos de tênis.
Com diversos tenistas de alto rendimento ou amadores, e dezenas de professores qualificados, sejam nas academias ou particulares, Alphaville é o local ideal para desenvolver a melhor Liga de Tênis Amador do Brasil!
A história começou em 2014, quando Luiz Sales e José Eduardo Soares Filho criaram o TRAZ (Torneio e Ranking dos Amigos do Zé), um torneio amador, com intuito exclusivamente social e de diversão, onde os praticantes buscavam interagir, fazer amigos e eventualmente até fazer negócios entre suas profissões, valores estes que permanecem inalterados até hoje.
Eu, Fernando Dubus, organizador e criador da LAT (Liga Alphaville de Tênis) e da LISP (Liga São Paulo de Tênis) e seus sub-rankings, também já organizava torneios de futebol e de tênis amador na região, em paralelo ao TRAZ, e sempre tive o sonho de criar uma Liga forte na região que tanto gosto de viver, e que tanto potencial demonstrava, e dedicar esforços ao tênis, este esporte apaixonante, fortalecendo aquilo que já fazia como hobby. Também participava de todos os torneios que podia como jogador, pela paixão também pela prática do esporte. Assim, fui convidado a participar do TRAZ como jogador, e na edição seguinte à minha entrada, o TRAZ passou por uma situação delicada: o organizador saiu por motivos profissionais, e o TRAZ não tinha como continuar. Nesse momento, pela experiência que já tinha com meus torneios, me ofereci para cuidar da organização, e dar sobrevida ao torneio que iria terminar naquelas condições. Assim, eu poderia integrar este com o meu antigo torneio num só, não só dando sobrevida como fazendo-o automaticamente crescer, poderia manter os pontos que considerava positivos e melhorar os que considerava negativos, criar novas coisas, e fazê-lo tomar corpo até que um dia, no momento que julgasse adequado, pudesse transformá-lo naquele que era meu antigo sonho, a Liga Alphaville de Tênis!
A partir daí, sempre simulando para o jogador amador um circuito profissional no moldes da ATP, podendo assim realizar o sonho de muitos de sentirem na pele a sensação de serem profissionais por um dia e fazer na prática o que acompanhavam na TV, e sempre com muita flexibilidade para os participantes, implementei algumas mudanças no torneio e sua organização, deixei ainda mais parecido com o circuito da ATP, trouxe diversas novidades e o TRAZ retomou seu crescimento de forma organizada.
Na 1a edição o torneio contava com uma chave única de 16 participantes, e era equivalente a um ATP 250.
Na 2a edição já cresceu para uma chave de 32, equivalente a um ATP 500, com um torneio consolação paralelo de 16, equivalente a um ATP Challenger 125,000, e assim ficou até a 4a edição.
Na 5a edição já foi necessário realizar um qualifying para adequar os 32 participantes.
Ao final do 1o ano e após 5 edições, já contávamos com um ranking de cerca de 100 jogadores diferentes que tinham jogado alguma etapa, e realizamos um Finals para os 32 melhores do ano, separados em 4 grupos de 8.
Na 6a edição o torneio cresceu para chave de 64, mas ainda com alguns byes, e equivalente a um ATP Másters 1000 e a chave de consolação subiu para 32, equivalente a um ATP 250.
Na 7a edição, ainda com essas pontuações e já com chave completa, foi criado o I TRAZ Feminino, com chave de 16 e equivalente a um WTA International Event (280).
Na 8a edição a busca foi maior e o Feminino também cresceu suas participantes. Aqui, após árduo trabalho ao longo de muitos meses, o TRAZ ganhou corpo o suficiente, e após muito conquista em diversas frentes que trouxerem diversas melhorias e vantagens aos jogadores, anunciei que o TRAZ tornara-se a Liga Alphaville de Tênis (LAT) para poder viabilizar parcerias com as academias da região, empresas e profissionais parceiros, apoios, patrocínios, interesse da TV local, viabilização de confraternizações, ter um logo, um site, uma página no Facebook, etc etc, trazendo ainda mais profissionalismo ao torneio, mas ainda mantendo grátis aos jogadores, que apenas se beneficiavam cada vez mais das parcerias conquistadas, mantendo seu intuito social, de diversão e de networking originais.
Na 9a edição, já contávamos com mais de 180 filiados e crescemos para 3 chaves distintas no Tênis Masculino (para poder acomodar até 192 jogadores ao mesmo tempo!), fizemos a 3a edição do Feminino e iniciamos a 1a edição de Squash com a LAS (Liga Alphaville de Squash)!
Na 10a edição tivemos as 192 vagas preenchidas e mais lista de espera! Já eram quase 300 filiados no total…
Na 11a edição tivemos a criação de uma 4a categoria, a Especial, para professores, jogadores 1a e 2a classe, ex-profissionais e etc. e tivemos 283 pessoas jogando em 19 chaves distintas e paralelas, e mais de 460 jogos na edição que premiou seus campeões e vices com 38 troféus só deste torneio (um recorde até ali)! Já eram quase 400 filiados…
Da 11a para a 12a tivemos recorde de novos jogadores cadastrados para entrar na Liga: 120 de uma vez! E recorde de inscritos na 12a edição: 365! A Categoria Especial cresceu para chave de 32, a A para chave de 96, a B para 2 chaves de 64 e a C para 3 chaves de 32, e com isso a edição teve mais de 500 jogos em 5 semanas. Chegamos a marca de 500 filiados…
Da 13a edição em diante já tivemos a inclusão de um sistema de gestão (o Lptennis) para as chaves e ranking, e na 14a edição iniciamos também a 1a edição da Liga Alphaville Ravenna de Beach Tennis (LARB)!
Entre a 15a e a 16a edição superamos a marca dos 1.000 membros em todos os esportes de raquete vinculados à LAT, e aí…
…no segundo semestre de 2016 começamos a expansão para a cidade e para o estado de SP, com a Liga São Paulo de Tênis (LISP), que possui rankings por Zonas da capital (Sul e Oeste inicialmente) e por cidades do estado (São José dos Campos e Jundiaí-Vinhedo, inicialmente).
Começou aí também a expansão para outros estados, com rankings em desenvolvimento em outras cidades do Brasil.
No final de 2017, já finalizando a 4a temporada de competições, as Ligas bateram recordes em todas as suas marcas anteriores, atingindo coisas como:
JOGADORES INSCRITOS EM 1 ÚNICA ETAPA
JOGOS INTEIROS, MELHORES DE 3 SETS, ADMINISTRADOS EM 1 ÚNICA ETAPA ENTRE ESSES 536 JOGADORES
CHAVES DE COMPETIÇÃO DISTINTAS NA ETAPA
TROFÉUS E + DEZENAS DE BRINDES DE DIVERSOS PATROCINADORES E APOIADORES PARA OS PREMIADOS EM CADA ETAPA
Mais de 1.900 membros filiados, nos 3 diferentes esportes de raquete (Tênis, Squash e Beach Tennis) nas 2 modalidades (Masculino e Feminino) das 5 diferentes Ligas (LAT/LAS/LARB/LISP Capital/LISP SJC) em 4 diferentes cidades-base (Barueri, Santana de Parnaíba, São Paulo e São José dos Campos), e dezenas de outras cidades vizinhas das cidades-base utilizadas para a realização dos jogos!;
– 27 unidades de academias parceiras, de 21 marcas diferentes, totalizando 104 quadras disponíveis pra locação, sendo 25 cobertas;
– + de 250 quadras à disposição dos jogadores para os jogos, 60% delas gratuitas;
– + de 40 diferentes empresas e profissionais parceiros oferecendo benefícios aos jogadores.
Ao atingir esses expressivos números, entretanto, a Liga tomou proporções que precisaram ser revistas, e voltou para sua 5a temporada em 2018 com mudanças!
O resto é história… estamos indo para a 8a temporada em 2021.
Se você se interessa em participar, preencha o formulário ao lado (à direita) e participe da próxima edição!
Leia O Torneio (Funcionamento) para entender em linhas gerais como funciona a Liga!
E leia o Regulamento para entender perfeitamente e profundamente todos os detalhes da competição!
Como praticante de trabalhos voluntários de diversos tipos e pelo prazer que tenho em ajudar outras pessoas, a intenção sempre foi a de permitir ao pessoal jogar e se divertir, se conhecer, fazer esporte, fazer amizades, desestressar do dia-a-dia e fazer uma atividade que gostavam tanto, sem nenhum interesse a não ser a paixão pelo esporte e o bem aos demais. Isso acima de tudo. Acima de qualquer lucro, benefício, de ego ou qualquer outra coisa, e ganhando em retorno a coisa mais valiosa: a gratidão e os depoimentos de melhoria na vida de muitos dos participantes. (Você pode ver esses depoimentos clicando aqui).
Já são mais de 7 anos dedicando muitas e muitas horas para este fim exclusivo. Muito além das incontáveis horas dedicadas à organização dos jogos e torneios em si, e dos grupos, que é o que todos vêem, existem as dúvidas (dezenas de mensagens em particular todos os dias), gestão de egos de competidores, eventuais problemas entre eles, atualização das páginas do site, da fan page, reunião com interessados em se envolver com as Ligas de alguma forma, gestão de fornecedores de troféus, brindes, gestão das locações de quadras, cuidar dos eventos e suas particularidades é uma novela a parte, e muito muito mais.
Hoje, naturalmente, existe sim uma busca grande das empresas que são envolvidas seja com o esporte, ou seja com o público da região, por um projeto que tanto cresce, tão elogiado por participantes e envolvidos, e que tanto agrada e chama a atenção. Em algum momento, haverá retorno financeiro natural em troca do benefício que essas empresas passam a obter, e que os participantes também passam a obter dessas empresas, e do trabalho que é realizado para este fim, mas é importante ressaltar que os princípios e intuitos originais SEMPRE estarão presentes com a mesma força. Todo e qualquer parceiro que a LAT traz para seu grupo tem, acima de qualquer outra coisa, que oferecer uma principal coisa: um claro e real benefício ao jogador!
Agradeço a Deus e a todos que ajudaram ao longo do caminho para que isso tudo fosse possível, mas em especial ao José Eduardo Soares Filho (o Zé) e ao Luiz Sales que no início do TRAZ e na transição para a LAT, me facilitaram realizar dois sonhos:
1) trabalhar com o tênis
2) melhorar a vida das pessoas.
As Ligas de Tênis visam integrar seus participantes, num clima descontraído, focando prioritariamente no social, diversão, saúde e networking, e só depois na competição.
Ao mesmo tempo que consegue ser uma competição de extrema qualidade, que replica o circuito profissional da ATP para o jogador amador realizar o sonho de vivenciar na pele o que vê na TV. Disputamos torneios de diferentes níveis, com Finals dos melhores no final da temporada e defesa de pontos na temporada seguinte.
São excelentes troféus, prêmios e brindes de parceiros para os campeões de cada etapa, e muita diversão garantida, com a flexibilidade pra encaixar nos seus compromissos, sem afetar seu momento com a família.
RANKINGS
Tênis Masculino
Tênis Feminino
Beach Tênis
Squash
CALENDÁRIO
Confira a programação de todas as etapas da temporada das Ligas de Tênis.
CADASTRE-SE AGORA
Realize sua inscrição via nosso formulario
REDE DE VANTAGENS
Apesar do seu cadastro ser gratuito, ao filiar-se às nossas Ligas de Tênis você já conta automaticamente com diversos benefícios em uma rede de parceiros que oferecem descontos e promoções em seus estabelecimentos. Confira aqui quais são os locais e condições e comece a aproveitar desde já!
Basta informar que você é membro das Ligas de Tênis no estabelecimento conveniado.
CONHEÇA AS LIGAS DE TÊNIS
As Ligas de Tênis visam integrar seus participantes, num clima descontraído, focando prioritariamente no social, diversão, saúde e networking, e só depois na competição.
Ao mesmo tempo que consegue ser uma competição de extrema qualidade, que replica o circuito profissional da ATP para o jogador amador realizar o sonho de vivenciar na pele o que vê na TV. Disputamos torneios de diferentes níveis, com Finals dos melhores no final da temporada e defesa de pontos na temporada seguinte.
São excelentes troféus, prêmios e brindes de parceiros para os campeões de cada etapa, e muita diversão garantida, com a flexibilidade pra encaixar nos seus compromissos, sem afetar seu momento com a família.
DIVIRTA-SE, FAÇA AMIGOS E GANHE PRÊMIOS
MEMBROS DE ESPORTES DE RAQUETE
CHAVES REALIZADAS DESDE 2014
PREMIAÇÕES EM 8 TEMPORADAS
DEPOIMENTOS
FERNANDO MELIGENI
“Acabei de voltar de uma tarde de autógrafos na Slice Tennis. Vocês conhecem a LAT? É uma liga de tênis de Alphaville incrível. Em pouco tempo fez o que muitas federações e clubes não conseguiram. Se organizaram e hoje tem mais de 1000 participantes. Estar presente e conversar com o presidente Fernando em tempos de sujeira, tristezas e de tanta gente só pensando em coisas ruins é um alívio. A liga é demais, movimenta o tênis em academias, lojas, condomínios e mostra que se temos engajamento e amor podemos sim melhorar nosso esporte
Sou um LAT a partir de hoje”
Fernando Fino Meligeni – Tenista
As Ligas de Tênis
Redes Sociais
WhatsApp: (11) 96306-9439
inscricao@ligasdetenis.com.br
© Copyright 2021 Liga Alphaville de Tênis | Desenvolvido por Criação de sites – Alexandre Design