Neste artigo vou abordar a importância da preparação física no tênis.

Atualmente o tênis mudou muito, os jogadores profissionais estão em um nível técnico muito alto e o que vem fazendo a diferença nos jogos, muitas vezes, é a condição física e psicológica do atleta.

O jogo está cada vez mais rápido, com a evolução das raquetes aliadas ao aumento da força dos atletas. A velocidade do saque e dos golpes estão absurdas, obrigando os atletas a serem rápidos também, para chegarem inteiros e equilibrados na execução desses golpes.

Com os atletas amadores isso não é diferente. Quantas vezes não perdemos os jogos porque o nosso adversário sacava muito forte ou então porque ele chegava em todas as bolas. Muitas vezes no nível amador a condição técnica é superada pela condição física e deixa uma sensação de frustração em saber que poderíamos ter ganho um jogo se não fosse a parte física.

Outro ponto importante é a prevenção de lesões. O tênis é um esporte de impacto, unilateral e que exige muito do físico do praticante. A maioria dos jogadores que me procuram para iniciar um trabalho tem ou tiveram uma lesão relacionada ao tênis e precisam melhorar o condicionamento físico para poder continuar a praticar o tênis sem dores.

Tudo isso pode ser evitado fazendo um trabalho de prevenção adequado, fortalecendo a musculatura necessária e cuidando do equilíbrio corporal. Os atletas profissionais fazem isso muito bem, equilibrando a quantidade de treinos físicos com os técnicos e dosando o número de competições e jogos durante o ano. Por isso, nós vemos hoje em dia atletas acima dos 30 anos jogando ainda em alto nível. O maior exemplo disso é o Roger Federer com 37 anos jogando em altíssimo nível e uma carreira praticamente sem graves lesões.

E por fim temos a melhoria da saúde, em atletas profissionais pode não ser o fator mais importante, mas em praticantes amadores é fundamental. Já presenciei muitos alunos pararem suas aulas ou jogos por cansaço excessivo ou mal estar, isso é um sinal evidente de que precisavam melhorar o condicionamento físico.

Muitos jogadores têm o tênis como a única atividade física praticada, o que nem sempre é benéfico a saúde. Aliar uma preparação física adequada à pratica do tênis pode trazer muitos benefícioscomo melhoria na pressão arterial, diminuição do nível de glicemia sanguíneo, redução do percentual de gordura corporal, melhorias na postura e etc.

A preparação física no tênis tem o papel fundamental em 3 aspectos:

– Melhoria na performance esportiva

– Prevenção e reabilitação de lesões

– Melhoria na saúde geral do praticante

Rodrigo Serrano
Formado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Pós Graduado em Treinamento Desportivo e Especialista em Preparação Física para tenistas. Iniciou no tênis em 2001 como assistente do preparador físico da equipe brasileira da Copa Davis. Em 2003, assumiu a coordenação de preparação física da maior academia de tênis de São Paulo, a Play Tennis, trabalhando com diversos tenistas profissionais como Pablo Cuevas, Flávio Saretta, Ricardo Mello, Alexandre Simoni entre outros. Cref: 037312-G/SP

Crédito: Matéria anteriormente publicada em https://eduoncins.com/2018/12/15/a-importancia-da-preparacao-fisica-para-tenistas/

Essa matéria também foi publicada aqui a pedido do próprio Rodrigo Serrano, autor do conteúdo, como parceiro da Liga São Paulo de Tênis.

× WhatsApp