O que devo saber para dialogar com meu técnico
Detalhes tão pequenos de nós dois. Eu e minha raquete vamos jogar. LALAALALLALAALALALA!
Olá. Tudo bom? Você! Você que está louco para comprar uma raquete nova! Eu sei! É muito gostoso empunhar uma raquete novinha! Está sem grana? Já pensou em customizar? Sai mais barato e os resultados podem ser espetaculares. Daí você pode dizer: mas eu não tenho a mínima noção da onde quero chegar! Vou te dar umas referências para você ter a uma leve noção do que está fazendo com sua raquete…
Se atenha a três coisa importantes na hora de ir ao seu técnico:
1. Peso estático: é o peso da sua raquete parada. Peça para colocar peso aos poucos e vá experimentando. Existe um número ideal que faz o seu jogo evoluir com os predicados de uma raquete mais pesada e não compromete seu físico em jogos longos. Preste atenção nisso! Mais o que uma raquete mais pesada faz? Te dá mais estabilidade na raquete para jogar com caras que jogam pesado. Se você joga com pangarés que batem leve ou é iniciante não tem a mínima necessidade rs.
2. Balanço: seu técnico pode colocar peso no cabo da raquete, na cabeça ou em ponto central que não interfira no equilíbrio da raquete. Mas isso é importante? Sim!
- Colocando peso na cabeça: A raquete fica mais potente, o peso em movimento aumenta (cuidado) e outras qualidades.
- Em um ponto neutro: Não interfere no equilíbrio e você vai ter uma raquete mais pesada no geral.
- No cabo: a raquete fica mais fácil de manusear, melhorando o controle da raquete. Não interfere tanto no peso em movimento.
3. Peso em movimento ou swingweight: é o peso quando você faz o movimento para bater na bola. Na minha opinião é o dado mais importante. Talvez mais que o peso estático. Se você está jogando com uma raquete com o peso em movimento que não pode suportar em jogos longos, danou-se! Seu movimento vai ficar atrasado e não se sabe onde suas bolas vão parar. É preciso estar em forma para lidar com um swingweight alto. Cuidado ao testar raquetes com o peso em movimento alto. Você pode adorar, mas será que você vai aguentar jogar com ela três sets de LAT? Na minha categoria enfrento golpes pesadíssimos? Preciso de uma raquete exigente? São as perguntas que você tem que fazer a si mesmo. Achar a dose ideal e vai para cima meu!
Essa é uma base sólida para você ter condições de ir ao seu técnico e solicitar ou ter idéia do que quer. Mas e os números?
Números de referência de peso estático médio da raquete recomendado:
Iniciantes: Uns 300 gramas com corda
Intermediários: Uns 320 gramas com corda
Avançados: Mais de 320 gramas com corda
Esses números podem variar de acordo com biótipo e forma física da pessoa.
Números de referência para peso em movimento:
De 305 a 315: Leve ou fácil de manusear. Você pode compensar isso com velocidade do seu movimento para conseguir gerar potência.
De 315 a 325: Médio. Proporciona bom controle, potência e manuseabilidade.
Acima de 330: Pesado. Se você não é forte e tem boa forma física esqueça. Você não é o Stan the man! Rsssssssssssss. Apesar de achar seu jogo igual. Rss.
Para finalizar vou dar um exemplo: No meu caso, que não faço nada em termos de preparação física, jogo o LAT C. O máximo que consigo jogar são três vezes por semana estourando, quando dou sorte. 315 é o máximo de swingweight que consigo carregar por três sets. Passou disso até consigo e prefiro jogar com uma de 320. Mas o braço fica moído. Peso estático tenho preferência por 330 gramas final. Esse peso não me incomoda. Em termos de balanço gosto do meio termo, ou seja, raquetes equilibradas. Jogando com raquetes com números menores sinto falta de algumas qualidades como principalmente estabilidade.
Espero não ter bagunçado demais vossas cabeças.
Sou dentista. Não tenista. Abraços
Olá amigo, to querendo customizar minha Prince 90… Ta dificil de devolver bolas pesadas, onde coloco peso na cabeça? às 10 hrs/2hrs, ou às 9hrs/3hrs. Duvida gigantesca, mas preciso melhorar. Se puder responder com dicas no email, agradeço “com um Winner…” Abcs, Marcos.